Oltre le parole

SO COZINHA SICILIANA

percursos culinários entre improvisação e tradições familiares

LE SICILIANE

A "Siciliana" ou "pizza fritta" tem história na família de Mauro. A avó paterna, Wanda, era
napolitana e fazia "pizza fritta". Mauro, meu marido, que fica louco por pizza, adotou esta
receita. O interior pode ser composto de anchovas de cebola e tuma (típico queijo
siciliano) ou de tuma (ou mussarela simples) e presunto. A massa é preparada com farinha de sêmola (1 kg, para 6) fermento em pó e sal e água e vino rosso. Deixe levedar durante 2/3 hora. Em seguida, a massa é dividida em pedaços pequenos, coloque em cujo interior o Cipolletta, Tuma e anchovas, e vai fechar o todo, de modo a formar pequenas calças.
Em seguida, frite em óleo bem quente. As pizzas fritas são comidas bem quentes

LE GRAFFE

meio quilo de de batatas, meio quilo de farinha 00, 60 g de banha de porco, 3 ovos, uma pitada de sal. Água, a quantidade que pode ser absorvida. Um pacote de fermento. A massa deve ser muito suave. Fritar com o óleo de girassol.

CICILIU DI PASQUA

Na Páscoa, na casa da avó Giovanna, fazemos "u cicilìu". É um doce típico de Páscoa feito com "pastafrolla". Em vez de manteiga, usamos a banha de porco (strutto). Estes são os ingredientes:
1 kg de farinha 00, 400 gr de banha de porco, 5 ovos (2 gemas e dois completo e um ovo cozido),
400 gr de açúcar. No "vulcão" de açúcar e farinha, adicione a banha e, em seguida, os ovos, deixando de lado o cozido. Trabalhe a massa por um tempo curto. Deixe descansar por uma hora na geladeira. Em seguida, moldar a massa, de modo a ter a forma de uma pombinha. Finalmente coloque o ovo cozido no centro da "pombinha" com duas faixa cruzadas de massa. Coloque no forno.

BATATAS, CEBOLAS E ABOBRINHAS RECHEADAS

Esta receita, entre as da avó Giovanna, é a minha favorita. A avó Giovanna é uma mulher incrível. O pilar da nossa família. Fui ver-la há alguns dias e achei na cozinha fritando alguma coisa. Este ano vai fazer 93 anos! Aqui está o prato: cavar cebolas batatas e abobrinha, colocar o tritato de carne dentro, fritar em azeite extra virgem. Juntar um pouco de molho de tomate. Bom apetite.

PASTA LORDA, LEMBRANÇAS DE UMA NONNA MUITO ESPECIAL

Este prato é típico da muito amada (e falecida) avó Anna. Esta avó especial foi a mãe de 10 filhos. Nunca a ouvi gritar para ser ouvida. Suas palavras foram sempre de compreensão e de paz, nunca mais de julgamento. Contou com a Providência e essa jamais a traiu. A “pasta lorda” significava que havia uma festa para comemorar e, com certeza, muito barulho e confusão ! Os ingredientes são: “Maccheroni lisci”, molho de tomate, cubos de berinjela frita, queijo suave e ovos cozidos em pedaços pequenos.
A única coisa que leva tempo é o cozimento da berinjela. Esta, cortada em fatias, deve descansar em água salgada por uma hora (a água será mais escura). Em seguida, frita em azeite extra virgem e cortada em cubos. Cozinhar o molho de tomate não é fácil (até parece..). Você tem que cortar os tomates e deixar cozinhar em pouca água. Em seguida, adicionar um pouco de sal. Então por o açúcar, até que tenha removido o agro. No final, depois de ter equilibrado sal e açúcar, juntar o azeite e algumas folhas de manjericão.
Uma vez que os maccheroni estarão cozidos, é somente colocar todos os ingredientes juntos. E muito parmiggiano ralado. E isso é tudo.

Continua
loader